segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Palavra liberada aos meus alunos de Instituições de Direito Público e Privado e de Legislação Tributária da UFRRJ 

Estimados Alunos,

A nossa AP esta se aproximando e na sua realização seria importante deixar algumas orientações que certamente serão de grande valia.
1ª) Quanto a avaliação, considerado o bicho papão na grande maioria dos alunos, não será utilizado como instrumento de exclusão, mas sim de inclusão, ou seja, a tranquilidade deve estar presente em todo o momento, já que esta fase é parte integrante de um processo, e de amplo conhecimento de todos. Assim, mantenham a calma, pois, ela será sua grande aliada.
2ª)  Para a realização de qualquer prova o recomendado é que o candidato empregue sempre o bom senso, ou seja, é recomendável a preservação do estado biológico do aluno, que se traduz em uma boa alimentação, evitando os exageros; nos dias que antecederem o exame, procurar manter noites de sono regulares, pois, a devida atenção para esses fatores, você estará eliminando possíveis adversários naturais no momento da prova, isto é, mal-estar, dores, sono e cansaço. 
3ª) Procurem, manter uma cadência de leituras sobre o conteúdo da prova, procurando fazer uma revisão sistemática de todos os assuntos abordados. Contudo, ao fazer esse procedimento, procure-o fazer com satisfação e descontração, pois, se o momento for de insatisfação e tensão, pare e descanse, pois, certamente suas forças serão renovadas, e terás um melhor resultado.
4ª) Por último, procurem manter a calma no início do exame, primeiramente leiam toda a prova. Após a leitura inicial, procurem visualizar as questões de fácil constatação (aquelas que foram alvo de seus estudos), começando sempre por elas, pois, isto aumenta a sua autoconfiança. Deixem aquelas que geraram dúvidas ou qualquer outro questionamento sempre por último, pois, terás melhor oportunidade para raciocinar, buscando em seu HD (cérebro) a pergunta que se aplica a questão. As questões devem ser respondidas dentro do conteúdo estudado. Procurem sempre sinalizar suas respostas com palavras chaves (extraídas do texto estudado). Evitem, dar respostas tipo "decoreba", pois, após a prova todo tempo despendido para a sua realização será perdido. O importante é que efetivamente APRENDAM O CONTEÚDO ENSINADO, já que esse é o verdadeiro objetivo do curso, pois, o que estamos avaliando é o CONHECIMENTO, e não o mero repetidor de informações.
Esperamos que sejam mais do que bem aventurados em seus exames, estando certo que todos farão o seu melhor, e este melhor, por certo, será traduzido em um excelente resultado.
Lembrem-se, vocês são mais do que vencedores, pois, na luta pela vida, você foi o único que conseguiu entrar no zigoto e formando assim o único embrião dentro de sua mãe. Hoje você está aqui.
Forte abraço do seu sempre,
Amigo tutor,
Prof. Marcelo Martins

Nenhum comentário: